quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VACINAÇÃO ACTUAL

VACINAÇÃO ACTUAL

Existe na actualidade várias vacinas comerciais para a Mixomatose e a DHV, onde apenas são permitidas em países com elevadas taxas de prevalência destas doenças, como é o caso de Portugal e Espanha. Estas vacinas são usadas nomeadamente nas cuniculturas (onde se inclui a criação de coelho bravo em cativeiro) e nos coelhos domésticos, possibilitando uma protecção imunitária na ordem dos 100% nestes coelhos.
Existem dois tipos de vacina para a Mixomatose: as vacinas homólogas, preparadas a partir de estirpes atenuadas vivas deste vírus ou as vacinas heterólogas, ou seja a partir do vírus do Fibroma de Shope (vírus semelhante ao vírus da Mixomatose, mas que apenas afecta a lebre e não o coelho, mas induz uma excelente resposta imunitária). Esta última vacina feita a partir do vírus do Fibroma de Shope é em termos de biosegurança a mais indicada para os coelhos bravos de cativeiro, pois a outra vacina feita a partir de estirpes atenuadas (mas vivas) do mixovírus, está completamente contra-indicada a sua utilização em meios infectados!
As vacinas disponíveis para a DHV, são obtidas a partir de triturado de fígado de animais infectados experimentalmente, purificada, onde depois o vírus é inactivado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário